sábado, 25 de março de 2017

Que presunção..tentando bolo de profissional!

Achei esta foto linda no Pinterest e estava com vontade de fazê-la à muito tempo. Agora surgiu a oportunidade: aniversário na família e muitas pessoas para serem minhas cobaias.
O primeiro ponto (e bem difícil) foi escolher as receitas: Bolo de chocolate, rocambole de massa branca, recheio e cobertura.
Após várias consultas, me resolvi pelas receitas abaixo:

Bolo de Chocolate: Peguei a receita neste site e fiz metade: http://confeitariaonlineoficial.com/faca-um-delicioso-bolo-de-chocolate-para-bolo-de-andares/. Como este site não permite que copiemos o conteúdo da página, não tenho como reproduzir a receita aqui. Mas é só seguir o link e pegar lá.
Usei duas formas de 22,5 cm, colocando metade da massa em cada uma. Quer dizer, metade mais ou menos pois não medi, foi no olhômetro.


Rocambole de massa branca: Achei no site da Rita Lobo (http://gnt.globo.com/receitas/receitas/rocambole-de-doce-de-leite-rita-lobo-ensina-como-preparar-o-doce.htm), onde as receitas geralmente são bastante confiáveis. Não gostei muito do resultado. O rocambole fica super macio e fácil de enrolar, mas para o que eu precisava, ele deveria ser mais durinho e consistente. A massa também não tinha muito gosto, acho que o gosto fica à cargo do recheio.
Segue a receita com umas ligeiras modificações (como sempre):
Rocambole: receita da Rita Lobo
Ingredientes
•             5 ovos
•             5 colheres (sopa) de açúcar
•             5 colheres (sopa) de farinha de trigo
•             1/4 de xícara (chá) de leite morno para molhar o bolo já pronto (usei guaraná)
•             Manteiga e farinha de trigo (para untar)
•             Açúcar de confeiteiro (para polvilhar) (não polvilhei)
Modo de preparo
1.            Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média).
2.            Unte uma assadeira retangular de cerca de 30cm x 40cm com manteiga e polvilhe com farinha de trigo (a minha maior assadeira era menor, 26 x 35).
3.            Retire bem o excesso de farinha, batendo sobre a pia (fez uma sujeirada danada na cozinha, caiu farinha pra todo lado).
4.            Peneire separadamente o açúcar e a farinha de trigo.
5.            Separe as gemas das claras.
6.            Na batedeira, bata as claras em neve.
7.            Comece batendo em velocidade baixa e, quando começarem a espumar, aumente a velocidade.
8.            Assim que elas triplicarem de volume, adicione o açúcar de colher em colher, sem parar de bater.
9.            Em seguida, junte as gemas, uma a uma, batendo bem após cada adição.
10.          Por último, reduza a velocidade e junte a farinha aos poucos, batendo apenas o suficiente para a massa ficar homogênea.
11.          Transfira a massa para a assadeira untada.
12.          Leve ao forno para assar por cerca de 15 minutos ou até que a massa comece a dourar (no meu forno deu 20 minutos).
13.          Umedeça um pano de prato limpo, estique sobre uma superfície de trabalho e polvilhe com açúcar (não precisou nada disso, como eu disse, a massa sai super macia e fácil de enrolar)
14.          Retire o bolo do forno e vire sobre o pano.
15.          Regue o bolo ainda quente com o leite morno.(reguei com guaraná, fiquei com medo de ficar com muito gosto de leite)
16.          Espalhe o doce de leite ou outro recheio em uma camada uniforme.(usei brigadeiro de Nutella, receita a seguir).

17.          Enrolei conforme a figura do bolo que queria fazer.
Cortei a massa em 3, molhei com guaraná e fui espalhando o recheio. A pele de cima foi saindo e grudando na colher do recheio. Foi super difícil espalhar. Era uma coisa que parecia tão fácil!
Aí fui enrolando uma fatia após a outra. Precisei de 3 receitas para que a roda do rocambole ficasse do tamanho do bolo de chocolate. Mas sobrou 2/3 da terceira receita. Na foto, tudo coberto com filme plástico pois guardei de um dia para o outro na geladeira.
Para o creme branco usei uma receita de chantininho. Para fazer chantininho usa-se aqueles chantillys artificiais que vêm em caixinha igual à de leite.Fiquei meio preocupada com a química, mas como tinha que ficar bem consistente, não dava pra usar chantilly feito com creme de leite fresco. A receita peguei aqui: http://www.tudogostoso.com.br/receita/176325-chantininho-cobertura.html. Segue abaixo:
CHANTININHO
•             1 litro de bate chantilly gelado
•             1 lata de leite condensado gelado
•             13 colheres de leite em pó instantâneo bem cheias
MODO DE PREPARO
1.            De preferência, o Bate Chantilly deve ficar 12 horas na geladeira e deixar 30 minutos no freezer antes de bater (deixei umas 12 horas na geladeira mas esqueci de colocar no freezer)
2.            Acrescente o litro de chantilly, o leite condensado gelado  (coloquei na geladeira na mesma hora que coloquei o chantilly)e o leite em pó
3.            Bata na batedeira em velocidade média até dar o ponto (na minha batedeira planetária, em pouquíssimo tempo ficou super durinho)
4.            Quando você pega com uma colher e vira para baixo e não cai, este é o ponto (nem precisou deste teste).

Coloquei tudo na geladeira e no dia seguinte parti para a montagem final.
Primeiro o bolo de chocolate e depois cobri com o chantininho
Na primeira foto dá pra ver que o rocambole não cobriu todo o bolo. Então fui acrescentado mais à roda até que ficasse do tamanho certinho. Não sei o quanto dá para perceber pelas fotos, mas ficou com a superfície super torta!!! As fatias não ficaram todas do mesmo tamanho e além disso o rocambole estava muito macio para este tipo de montagem.
Cobri o rocambole com outra camada de chantininho e aí ficou retinho!!! A seguir fiz outra besteira: molhei o bolo de chocolate com o guaraná antes de desenformar. Quando desenformei em cima do chantininho, ficou deste jeito aí, todo esfarelado.
Aí fui cobrindo tudo de chantininho. Dois problemas nesta etapa. Primeiro: Como esfarinhou o bolo de chocolate, o chantininho ficou todo "sujo" com pontinhos da massa. Parecia chantininho de flocos!!! Segundo: Não usei aquele aro de plástico que fiz (esqueci dele) e o bolo ficou bem tortinho...
Aí parti para os detalhes. Flores com bico russo e iniciais dos aniversariantes (sim, eram 4) em Nutella.
Reparem os "flocos" no chantininho e o detalhe das flores. Achei muito difícil estas flores. Eu fazia algumas e aí o chantininho começava a ficar mole e as flores não saiam mais direito. Então eu tinha que deixar um tempo na geladeira para depois recomeçar. Foi trabalhoso e complicado. Nos vídeos do Youtube isso nunca acontece...
Olherm por dentro: não ficou retinho como o que eu queria imitar, mas até que ficou listrado. Intrigou a família e todo mundo quis saber como eu consegui fazer para ficar assim. Mal sabiam eles que não era para ficar bem assim!!!
Resultado final: Ótimo sabor. Todos adoraram e quiseram levar um pedaço para casa. Sucesso novamente ;-)




terça-feira, 14 de março de 2017

Torta Marta Rocha

Estava de bobeira vendo programa de culinária na TV (Bake Off Brasil) e o desafio era fazer a Torta Marta Rocha. Nos meus vinte e poucos anos estive em Porto Alegre, provei esta torta e adorei. Nunca me esqueci. Quando estive em Gramado, no café colonial, também tinha. Comi um pedaço, mas no café tem tanta coisa que nem lembro se estava boa.
Enfim, fiquei morrendo de vontade de fazer uma. E deve ser difícil, já que era o desafio do programa. Mas eu sou mesmo metida e corajosa, então catei a receita (https://www.receitasdemae.com.br/receitas/torta-marta-rocha-a-verdadeira/) e fiz. ADOREI!!! Provem também, mas já vou adiantando: dá trabalho.
Ahhh...para os curiosos: esta torta foi inventada pelas doceiras de Porto Alegre quando a Marta Rocha fez uma visita à cidade.

O D é em minha homenagem...era meu aniversário.
Olha ela sem a cobertura
Por dentro...e isso foi tudo que sobrou
Agora a receita com a minhas dicas e modificações:
Ingredientes para a Massa (usei uma receita que já tinha, não usei a do site)
Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
3 ovos
300ml de leite quente
gotas de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Separe as claras e bate até ficar em neve, junte as gemas passadas na peneira e bate por 5 minutos. Junte o açúcar e bata até formar um creme. Junte alternadamente o leite e a farinha. Por fim coloque as gotas de baunilha e o fermento. Leve para assar dividindo em duas formas iguais em forno médio (180º) por cerca de 30 minutos.  

Mil desculpas...não anotei a receita da massa de chocolate :-(((

Recheios para a Torta
1 - Doce de ameixas
Substituí por geléia de damasco comprada pronta.

2 - Crocante de nozes
Ingredientes
  • 1 xícara (chá) de açúcar
  • 1 xícara (chá) de nozes moídas
  • 1 colher (café) de margarina (opcional)
Modo de Preparo
  1. Unte uma forma. Pode ser com óleo. Reserve.
  2. Em uma panelinha, leve o açúcar ao fogo até dourar.
  3. Acrescente as nozes e a margarina, mexa rapidamente e espalhe a mistura na forma.
  4. Depois de frio, retire e moa grosseiramente com o auxílio de um rolo de abrir massa. Eu quebrei batendo com o martelo de cozinha bem devagar.
  5. Enquanto não utilizar; guardar em saquinho plástico fechado. Fiz alguns dias antes.

3 - Suspiro
Ingredientes
  • 2 (ou 3) claras
  • 2 xícaras (chá) de açúcar de confeiteiro
Modo de Preparo
  1. Bata as claras em neve e acrescente aos poucos o açúcar, batendo por uns 10 minutos, até formar um suspiro bem firme. 
  2. Sobre o fundo de uma forma (também de 25 cm de diâmetro) forrada com papel manteiga e untada, espalhe o suspiro com o auxílio de uma espátula ou saco de confeitar. 
  3. Asse em forno (100°) por 1 hora com a porta entreaberta.

4 - Chantilly
Ingredientes
  • ½ litro de creme de leite fresco
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
·
Modo de Preparo:
Leve o creme de leite bem gelado com o açúcar à batedeira, em velocidade baixa e depois aumente até engrossar, desligando imediatamente (cuidado para não passar do ponto).

5 - Creme de gemas: Usei creme de confeiteiro:
Ingredientes
  • 120 gr.de gemas (+- 7 gemas)
  • 30 gr. de amido de milho (tipo maisena)
  • 500 ml de leite
  • 30 gr. de farinha de trigo
  • 100 gr. de açúcar 
  • Baunilha (coloquei um pouco, nem sei quanto)
Modo de Preparo:
1.      Ferver o leite com a baunilha
2.      Bater as gemas com o açúcar e depois misturar a farinha de trigo e o amido de milho.
3.      Acrescentar aos poucos o leite fervendo. 
4.   Voltar ao fogo mexendo sempre até engrossar. Não deixe engrossar muito pois depois de frio ele já engrossa.
5.      Retirar do fogo, transferir para outro recipiente, cobrir com papel filme que deve ficar grudado no creme para não deixar fazer aquela crostinha. Deixar esfriar na geladeira. Eu deixo ainda um pouco do lado de fora para não colocar fervendo dentro da geladeira. E quando coloco, ainda deixo um descanso debaixo do recipiente.
6 - Ingredientes para a cobertura
  • Usei Chantilly e o resto do crocante de nozes.
·       7 - Montagem da Torta
  1. Umedeça levemente as massas com guaraná.
  2. Na ordem: massa preta, creme de ovos, massa branca, chantilly, suspiro, crocante, chantilly, massa preta, doce de ameixas (no meu caso, geléia de damasco) e massa branca.
  3. Cada massa de bolo que colocava eu umedecia com um pouco de guaraná. Cuidado pra não molhar demais. Eu comprei aquelas bisnagas plásticas de servir Ketchup para colocar o guaraná dentro e molhar o bolo de forma bem prática mas pode fazer com uma colher também.
  4. Vocês repararam como o bolo ficou certino na foto sem a cobertura? Fiz um círculo com um plástico mais durinho que tinha em casa, prendi com aquele durex bem largo e montei o bolo dentro dele. Bem furreca mas serviu super bem e não precisei comprar um aro. Coloquei uma foto abaixo. 
  5. Cubri toda a torta com Chantilly e decore as laterais com o resto do crocante de nozes. Coloquei o crocante na mão e fui encostando na borda e ele grudou direitinho.
  6. Por cima da torta fiz a letra da aniversariante (eu).
O "aro" de plástico. Está amassadinho pois eu enrolei para guardar. O resto do plástico que sobrou eu nem cortei pois posso montar um maior em outra ocasião.





terça-feira, 7 de março de 2017

quarta-feira, 1 de março de 2017

Pavlova de que?

A Pavlova mais comum é a de morangos ou frutas vermelhas. Mas em pleno fevereiro, não encontrei nada no supermercado. Então me lembrei vagamente que vi em algum blog a Pavlova de pêssego em calda e resolvi experimentar. Ficou boa, mas não é igual à de morango...
A receita peguei aqui: http://www.iguaria.com/sobremesa/doce/pavlova-de-frutos-vermelhos/
Mas tem umas dicas minhas misturadas.


Ingredientes:

  • Merengue
    • Claras - 8 (+/- 300ml)
    • Açúcar - 440gr
    • Maizena - 4 Colheres de Chá
    • Vinagre branco - 4 Colheres de Chá
    • 1 colher de chá de Cremor de Tártaro
  • Recheio:
    • Frutas Vermelhas ou morango ou 1 lata de pêssego em calda
  • Chantilly
    • Creme de leite fresco - 200ml
    • Açúcar - 2 Colheres de Sopa
Dica cultural: Muita gente nunca ouviu falar de Cremor de Tártaro. Ele é um subproduto da produção de vinho. São uns cristais que se formam na parede do barril durante o processo de fermentação.  
Comprei nas Casas Pedro estas duas marcas e foram igualmente boas

1 - Começamos por separar as claras das gemas, os ovos deverão estar à temperatura ambiente e para esta receita vamos apenas utilizar as claras.
Dica: Nunca segui este conselho de ter os ingredientes na temperatura ambiente. Até agora, tudo deu certo. Como faço muito pão e pão leva apenas as gemas, eu congelo as claras. Mas atenção, ou congele em um pote e vá marcando a quantidade de claras que colocou ou congele individualmente em forminha de gelo. Eu tenho uns potinhos que dão direitinho 8 claras, já uso pensando na Pavlova. Desta vez eu tirei o pote de claras do freezer no dia anterior e coloquei na geladeira. Quando fui usar, o centro ainda estava congelado. Coloquei na batedeira planetária deste jeito mesmo e o merengue deu super certo.
2 - Juntar uma pitada de sal e bater as claras em neve. Juntar o açúcar gradualmente, colher a colher batendo ao mesmo tempo, transformando as claras em merengue.
3 - Juntar uma colher de maizena, continuar a bater e juntar a outra envolvendo bem. Acrescentar o vinagre e o Cremor de Tártaro, bater e quando estiver com uma consistência bem firme e espessa, o merengue está pronto.
4 - Em papel manteiga desenhar um círculo do tamanho de um prato com cerca de 25 cm e com uma espátula vamos espalhar formando um círculo de merengue.
Dica: Tem que moldar como se fosse um vulcão, para depois colocar o Chantilly no buraco e ele não escorrer. Fiz um vulcão baixinho e quando o merengue cresceu ele quase sumiu. Então aconselho a fazer um vulcão bem alto (olhe a imagem do site da receita como ela fez).

5.1 -  Pré-aqueça o forno à 140ºC e deixe o merengue cozer durante 1 hora e 10 minutos
5.2 Baixe a temperatura para 100ºC. Se o forno não chegar a essa temperatura, deixe a porta entreaberta ou coloque uma colher de pau na porta para deixá-la entreaberta. Asse por aproximadamente 1:30 hrs. ou até que ele esteja seco por fora.
Dica: No meu forno esta segunda etapa durou menos que o previsto. Fique de olho pois se cozinhar demais ele ficará com a casca muito quebradiça. 

6 - Passado esse tempo desligar o forno e deixar o merengue esfriar gradualmente dentro do forno - Não o tire para não baixar!
Dica: Esqueci este passo!!!! Mas ficou tudo bem. 

O suspiro pode ser guardado na geladeira por alguns dias, sempre em um compartimento fechado (coloquei a forma dentro de um saco plástico fechado).

Para fazer o Chantilly, é só bater o creme de leite fresco com o açúcar na batedeira até ficar durinho. Esse passo não fica muito bom fazendo de véspera. O Chantilly começa a soltar água e não fica com a consistência tão legal. Mas se precisar mesmo (comigo já aconteceu), não fica tão ruim a ponto de prejudicar o doce.

O passo mais difícil da receita é tirar o suspiro do papel manteiga. Até hoje não consegui fazer sem quebrar. Não sei se estou deixando cozinhar demais ou se devo untar o papel manteiga. Continuo tentando.

A montagem final é só na hora de servir. Colocar o Chatilly no buraco do vulcão do suspiro e a fruta escolhida, cortada de forma decorativa, por cima de tudo.