segunda-feira, 15 de maio de 2017

Frango com Legumes na Wok

Dia das mães, almoço de família, 11 pessoas. O que fazer? Tem que ser um prato fácil de servir...Frango na Wok!!! Todo mundo gostou, todos pediram a receita. Então aqui vai...
A receita original peguei aqui: http://www.receitasgourmet.com/frango-com-legumes-na-wok/
Segue a receita (com minhas adaptações, é claro) e o passo a passo.

Frango com Legumes na Wok
Prep time: 
Cook time: 
Total time: 
Serves: 6

Ingredientes:

  • Para o molho
    • 1 1/2 xícara de suco de laranja
    • 2 cl de sopa do sumo do limão
    • 1/2 xícara de molho de soja
    • 1 cl de sopa de amido de milho (ou farinha de trigo)
  • Frango
    • 1 kg de peito de frango em cubos
    • 400g de shitake fatiado (não usei)
    • 1 abobrinha italiana em tiras finas pré-cozida “al dente”
    • 1 cenoura em tiras finas pré-cozida “al dente”
    • 1 talo de salsão (salsão é aipo) em tirinhas pré-cozido “al dente” (normalmente eu uso, mas não tinha no mercado, então desta vez foi sem ele)
    • 2 xícaras de brócolis americano em lâminas pré-cozido (cortei em buquezinhos pequeninhos)
    • 3 colheres de sopa de gengibre bem picado
    • um fio de óleo de milho (usei óleo de gergelin torrado)
    • 2 colheres de sopa de óleo de gergelim torrado
    • cebolinha fatiada na diagonal para decorar (não coloquei)
    • gergelim torrado para decorar (não coloquei)
    • Pimenta biquinho (não faz parte da receita original, mas acrescenta um sabor ótimo)
Instructions
  1. Unte uma panela wok com um fio de óleo de milho, aqueça bem, junte o óleo de gergelim e o frango. Mantenha em fogo forte até dourá-lo. Junte o gengibre, a pimenta e o shitake e deixe dourar. Junte os vegetais e misture.
Bom, estas instruções estão muito resumidas. Vejam abaixo como fiz:
Na véspera tempere o peito de frango com alho. cebola, sal e pimenta do reino.
Corte o frango em cubinhos. Depois lave bem a tábua e a faca. Aprendi com a Rita Lobo que frango cru pode ser bastante contaminado e que os utensílios usados em sua preparação devem ser bem lavados.

Coloque uma frigideira em fogo alto com um pouco de óleo de gergelin torrado. Espere esquentar bem e frite os cubinhos de frango. Este é o processo de selagem. Ele vai fazer com que o frango são solte seu líquido durante o cozimento, ficando bem macio e suculento. Coloque pouco frango de de cada vez para que não cozinhe na frigideira. Não espete o frango, pegue com uma pinça de preferência. Vá tirando o frango, colocando mais óleo, esperando dar uma esquentadinha e fritando uma nova leva.

Depois de fritar todo o frango, faça a deglaçagem. Isto é, coloque água na frigideira e vá mexendo bem com uma colher de silicone para soltar todo aquele preto que ficou preso. Este caldo resultante é super saboroso e essencial para o sabor do prato. Se durante o processo de fritura do frango você achar que a panela já está muito preta, vale fazer uma deglaçagem intermediária e depois recomeçar o processo de fritura, guardando o caldo gerado num pote.

Olhaí o frango fritinho...


Agora os legumes. Já experimentei cortar a cenoura em rodelas e a abobrinha em cubinho. mas o que fica bom mesmo é cortar juliana. Vejam como:
Quando cortamos a abobrinha, devemos ir apenas até chegar aos caroços. Aí para. Então é bom comprar abobrinhas magras, que tenham pouco "meio", diminuindo assim o desperdício. Já tentei cozinhar depois o resto da abobrinha mas fica mole e sem graça, 
Já a cenoura é aproveitada até quase o fim. Quando fica muito fininha, não se consegue cortar mais porque fica sem jeito (sempre corto o dedo). Mas o que sobra da cenoura dá para usar depois em outro prato, não fica ruim e não desperdiça. Eu sempre gosto de comprar a cenoura bem gordinha, que facilita o trabalho.
Coloquei a cenoura, a abobrinha e o gengibre na panela com o caldo da deglaçagem e dei uma boa refogada. Deixei um pouco "al dente" pra depois não ficar muito mole. 

Cortei o brócolis bem pequenininho, passei um pouco do molho para outra panela e refoguei também. Aí juntei tudo no panelão, frango inclusive.
Em outra panela misturei os ingredientes do molho, coloquei no fogo baixo e fui mexendo até engrossar. Por fim coloquei um pouco de pimenta biquinho. Ela não arde e dá um ótimo sabor. Juntei o molho no panelão. 
Na hora de servir, foi só esquentar.
Fotografei o passo a passo mas esqueci da foto final com tudo pronto. No dia seguinte montei o prato da foto inicial só para dar uma ideia de como fica. Mas nem tinha mais brócolis....
Bom, se o desastre não foi na hora de cozinhar, foi na hora de fotografar. Sempre tem alguma coisa...







0 comentários:

Postar um comentário