A receita peguei aqui: http://www.iguaria.com/sobremesa/doce/pavlova-de-frutos-vermelhos/
Mas tem umas dicas minhas misturadas.
Ingredientes:
- Merengue
- Claras - 8 (+/- 300ml)
- Açúcar - 440gr
- Maizena - 4 Colheres
de Chá
- Vinagre branco - 4 Colheres
de Chá
- 1
colher de chá de Cremor de Tártaro
- Recheio:
- Frutas Vermelhas ou morango ou 1 lata de pêssego em calda
- Chantilly
- Creme de leite fresco - 200ml
- Açúcar - 2 Colheres de
Sopa
Dica cultural: Muita gente nunca ouviu falar de Cremor de Tártaro. Ele é um subproduto da produção de vinho. São uns cristais que se formam na parede do barril durante o processo de fermentação.
Comprei nas Casas Pedro estas duas marcas e foram igualmente boas |
1 - Começamos por separar as claras das gemas, os
ovos deverão estar à temperatura ambiente e para esta receita vamos apenas
utilizar as claras.
Dica: Nunca segui este conselho de ter os ingredientes na temperatura ambiente. Até agora, tudo deu certo. Como faço muito pão e pão leva apenas as gemas, eu congelo as claras. Mas atenção, ou congele em um pote e vá marcando a quantidade de claras que colocou ou congele individualmente em forminha de gelo. Eu tenho uns potinhos que dão direitinho 8 claras, já uso pensando na Pavlova. Desta vez eu tirei o pote de claras do freezer no dia anterior e coloquei na geladeira. Quando fui usar, o centro ainda estava congelado. Coloquei na batedeira planetária deste jeito mesmo e o merengue deu super certo.
2 - Juntar uma pitada de sal e bater as claras em neve. Juntar o açúcar gradualmente, colher a colher batendo ao mesmo
tempo, transformando as claras em merengue.
3 - Juntar uma colher de maizena, continuar a bater e juntar a outra envolvendo bem. Acrescentar o vinagre e o Cremor de Tártaro, bater e quando estiver com uma consistência bem firme e espessa, o merengue está pronto.
4 - Em papel manteiga desenhar um círculo do tamanho de um prato com cerca de 25 cm e com uma espátula vamos espalhar formando um círculo de merengue.
3 - Juntar uma colher de maizena, continuar a bater e juntar a outra envolvendo bem. Acrescentar o vinagre e o Cremor de Tártaro, bater e quando estiver com uma consistência bem firme e espessa, o merengue está pronto.
4 - Em papel manteiga desenhar um círculo do tamanho de um prato com cerca de 25 cm e com uma espátula vamos espalhar formando um círculo de merengue.
Dica: Tem que moldar como se fosse um vulcão, para depois colocar o Chantilly no buraco e ele não escorrer. Fiz um vulcão baixinho e quando o merengue cresceu ele quase sumiu. Então aconselho a fazer um vulcão bem alto (olhe a imagem do site da receita como ela fez).
5.1 - Pré-aqueça o forno à 140ºC e deixe o merengue cozer durante 1 hora e 10 minutos
5.2 Baixe a temperatura para 100ºC. Se o forno não
chegar a essa temperatura, deixe a porta entreaberta ou coloque uma colher de
pau na porta para deixá-la entreaberta. Asse por aproximadamente 1:30 hrs. ou até
que ele esteja seco por fora.
Dica: No meu forno esta segunda etapa durou menos que o previsto. Fique de olho pois se cozinhar demais ele ficará com a casca muito quebradiça.
6 - Passado esse tempo desligar o forno e deixar o merengue esfriar gradualmente dentro do forno - Não o tire para não baixar!
Dica: Esqueci este passo!!!! Mas ficou tudo bem.
O suspiro pode ser guardado na geladeira por alguns dias, sempre em um compartimento fechado (coloquei a forma dentro de um saco plástico fechado).
Para fazer o Chantilly, é só bater o creme de leite fresco com o açúcar na batedeira até ficar durinho. Esse passo não fica muito bom fazendo de véspera. O Chantilly começa a soltar água e não fica com a consistência tão legal. Mas se precisar mesmo (comigo já aconteceu), não fica tão ruim a ponto de prejudicar o doce.
O passo mais difícil da receita é tirar o suspiro do papel manteiga. Até hoje não consegui fazer sem quebrar. Não sei se estou deixando cozinhar demais ou se devo untar o papel manteiga. Continuo tentando.
A montagem final é só na hora de servir. Colocar o Chatilly no buraco do vulcão do suspiro e a fruta escolhida, cortada de forma decorativa, por cima de tudo.
0 comentários:
Postar um comentário