quarta-feira, 18 de janeiro de 2017

Naked Cake

Pesquisando do Google (sou uma pesquisadora incansável), vi que a moda era o Naked Cake. Então surgiu uma oportunidade e resolvi tentar. Depois tentei mais vezes.
 Vejam o detalhe do topo do bolo de cabeça para baixo. Não consigo imaginar porque fiz isso...



 Açúcar de confeiteiro colocado. Ficou branquinho.
 Logo depois o bolo absorveu todo o açúcar...Mas ficou bonito de qualquer jeito. A foto não faz jus pois sou péssima fotógrafa. Preciso me aprimorar para poder postar.

Aí parti para a segunda experiência. Desta vez com os andares de tamanho diferente.

Próxima oportunidade foi no aniversário de uma amiga. Melhorando...


Quarta tentativa. Aniversário de um amigo americano. Quis fazer um bolo temático: "Um americano no Brasil". Uma camada verde, uma amarela, uma azul e uma vermelha. Até a carambola ajudou, pois ficou representando as estrelas da bandeira americana. Minha primeira experiência com corantes. Ficou bonito, mas as cores...mais ou menos.


Embora o bolo tenha tido várias "caras", a receita foi sempre a mesma e quem provou adorou. Segue a receita abaixo.
A receita do bolo peguei na internet. Não consegui achar de jeito nenhum o site de onde peguei esta receita. Desde já peço desculpas ao dono da mesma e se alguém souber, por favor me ajude.
Para o recheio e calda, peguei outra receita. Foi meu amigo Robertinho que me deu. A calda é para molhar a massa do bolo. O pão de ló é um bolo meio seco e eu sempre molho com alguma coisa. Normalmente, uso guaraná. Mas para este bolo usei a receita abaixo;

Ingredientes para a Massa:
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
3 ovos
300 ml de leite quente
gotas de baunilha
1 colher (sopa) de fermento em pó

Ingredientes para a calda:
- 2 a 3 xicaras de açúcar
- 2 a 3 xicaras de água
- 15 a 20 sementes de cardamomo
- Para um bolo de 4 andares, fazer 2 receitas de calda

Ingredientes para o recheio:
- 1 lata de leite condensado;
- Leite de vaca;
- 2 gemas peneiradas;
- 4 colheres de sopa de amido de milho;
- 1 colher de chá de baunilha

- Algumas frutas vermelhas (blueberry, morango, amora, cereja) ou geleia de frutas vermelhas.

Não esqueça de começar fazendo o mise en place (veja a postagem de "Dicas").

Modo de fazer a massa:
Separe as claras e bate até ficar em neve, junte as gemas passadas na peneira e bate por 5 minutos. Junte o açúcar e bata até formar um creme. Junte alternadamente o leite e a farinha. Por fim coloque as gotas de baunilha e o fermento. Leve para assar em forno médio (180º) por cerca de 30 minutos.

Modo de fazer a calda:
- Coloque numa panela todos os ingredientes;
- Deixe tudo isso em fogo baixo até formar uma calda (de vez enquanto mexer e apertar as frutas para que a calda fique avermelhada).
- Deixe esfriar para jogar sobre o bolo.
- Se sobrar calda guarde para jogar no momento que for montar o bolo.

Modo de fazer o Recheio:
- Coloque numa panela 1 lata de leite condensado + 180 ml de leite de vaca e mexe;
- Numa tigela a parte coloque 2 gemas peneiradas + 120 ml de leite de vaca + 4 colheres de sopa de amido de milho + 1 colher de chá de baunilha, mexe tudo;
- Acenda o fogo da panela (baixo) e vá mexendo. Jogue a mistura que foi feita na tigela. Não pare de mexer até que o creme solte do fundo da panela;
- Coloque o creme num prato fundo e deixe esfriar. Quando estiver frio cubra com filme (deixe o filme grudar no creme) e leve para a geladeira;
Dica: Se não deixar o filme grudar no creme, vai formar aquela camada dura em cima dele.

Também vamos precisar de algumas frutas vermelhas (bluberry, morango, amora, cereja, uva) para colocar sobre o recheio. Pode usar frutas de outras cores também. Eu fui ao Hortifruti e comprei umas frutinhas bonitinhas que tem lá. A carambola é uma ótima opção. Não é tão cara, é azedinha e a estrela fica linda.

O ideal é fazer tudo na véspera da montagem do bolo. 
Para montar: Pegar a massa (já fria) e cortar em 3 fatias. Colocar a primeira fatia, molhar, rechear com o recheio e depois as frutas (deixas as mais bonitas do lado de fora, quase caindo do bolo). Colocar a segunda fatia da massa por cima e repetir o processo todo. No final, coloque mais frutas em cima e salpique açúcar de confeiteiro.



0 comentários:

Postar um comentário